O currículo do ENSINO MÉDIO COM HABILITAÇÃO PROFISSIONAL foi organizado dando atendimento ao que determinam as legislações: Lei Federal 9394, de 20-12-1996 (e suas respectivas atualizações), na Resolução CNE/CEB 1, de 5-12-2014, na Resolução CNE/CEB 6, de 20-9-2012, na Resolução CNE/CEB 2, de 30-1-2012, na Resolução CNE/CEB 4, de 13-7-2010, na Resolução SE 78, de 7-11-2008, no Decreto Federal 5154, de 23-7-2004, alterado pelo Decreto 8.268, de 18-6-2014, no Parecer CNE/CEB 5, de 4-5-2011, no Parecer CNE/CEB 39/2004, Deliberação CEE 162/2018, Indicação CEE 169/2018, assim como as competências profissionais identificadas pelo Ceeteps, com a participação da comunidade escolar e de representantes do mundo do trabalho.

O TÉCNICO EM MARKETING é o profissional que estuda o mercado alvo e o comportamento do consumidor e suas tendências; monitora os concorrentes, as ameaças e as oportunidades no segmento de atuação da organização. Desenvolve e alinha oferta de produtos e serviços da empresa às mudanças constantes, às necessidades e aos desejos do consumidor. Colabora com o desenvolvimento de novos produtos e serviços. Auxilia na construção de estratégias de diferenciação e posicionamento da marca baseadas em produtos, políticas de preços, distribuição e promoção, criando vantagem competitiva, valor aos consumidores e lucro para os acionistas.

Eixo tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS

Mercado de trabalho: empresas de consultoria e de forma autônoma; organizações públicas, privadas, do terceiro setor.

Duração do curso: 36 meses (3 anos)
Carga horária: 3600 horas
Número de vagas por Vestibulinho: 40
Horário: 07h50 às 15h50 (ou 15h00)
Coordenadores: Erica Maria Martinelli Campos Santos e Rodrigo Paulino Nascimento

icon_pdf Plano de Curso – Ensino Médio – Marketing – Mtec PI (1ª série)

icon_pdf Plano de Curso – Marketing Integrado ao Ensino Médio (2ª e 3ª séries)

MATRIZ CURRICULAR

1ª série

1ª série – Qualificação Profissional Técnica de Nível Médio de AUXILIAR DE MARKETING

  • Língua Portuguesa, Literatura e Comunicação Profissional
  • Língua Estrangeira Moderna – Inglês e Comunicação Profissional
  • Matemática
  • Arte
  • História
  • Geografia
  • Física
  • Química
  • Biologia
  • Educação Física
  • Estudos Avançados em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
  • Estudos Avançados em Linguagens em suas Tecnologias
  • Laboratório de Investigação Científica
  • Práticas de Empreendedorismo
  • Aplicativos Informatizados
  • Introdução ao Marketing e Comunicação Integrada
  • Pesquisa de Mercado e Comportamento do Consumidor
  • Projeto Integrador I

2ª série

2ª série – Qualificação Profissional Técnica de Nível Médio de ASSISTENTE DE MARKETING

  • Língua Portuguesa, Literatura e Comunicação Profissional
  • Língua Estrangeira Moderna – Inglês e Comunicação Profissional
  • Matemática
  • História
  • Geografia
  • Física
  • Química
  • Biologia
  • Educação Física
  • Filosofia
  • Estudos Avançados em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
  • Estudos Avançados em Linguagens em suas Tecnologias
  • Laboratório de Mediação e Intervenção Sociocultural
  • Laboratório de Processos Criativos
  • Projeto Integrador II
  • Estratégias de Marketing e Modelos de Negócios
  • Ética e Cidadania Organizacional
  • Informática Aplicada ao Marketing
  • Promoção de Vendas e Merchandising

3ª série

3ª série – Habilitação Profissional de TÉCNICO EM MARKETING

  • Língua Portuguesa, Literatura e Comunicação Profissional
  • Língua Estrangeira Moderna – Inglês e Comunicação Profissional
  • Matemática
  • Língua Estrangeira Moderna – Espanhol
  • Sociologia
  • Estudos Avançados em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
  • Estudos Avançados em Linguagens em suas Tecnologias
  • Administração Financeira Aplicada ao Marketing
  • Canais de Distribuição
  • Legislação de Mercado
  • Marketing de Relacionamento
  • Marketing Digital e E-Commerce
  • Marketing Institucional
  • Planejamento e Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Marketing
  • Plano de Marketing