Os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio são compostos de três séries anuais articuladas, com terminalidade correspondente às ocupações identificadas no mercado de trabalho. Ao completar as três séries, o aluno recebe o diploma de técnico que lhe dará o direito de exercer a habilitação profissional e de prosseguir os estudos no nível da educação superior.

O TÉCNICO EM MARKETING é o profissional ético que colabora na elaboração do plano de marketing da empresa, de acordo com seu ramo ou porte, tendo a competência aliada ao domínio técnico e no planejamento e implementação de ações de vendas e ações de mercado. Executa tarefa de análise das vendas, preços e produtos. Operacionaliza as políticas de comunicação da empresa: fidelização de clientes, relação com fornecedores ou outras entidades. Operacionaliza políticas de apresentação dos produtos no ponto de venda. Executa o controle, estatísticas e operações de telemarketing. Participa na elaboração e na realização de estudos de mercado, interpreta e aplica a legislação da área.

Eixo tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS

Mercado de trabalho: instituições públicas, privadas e do terceiro setor; comércio e empresas de consultoria; profissional autônomo.

Duração do curso: 36 meses (3 anos)
Carga horária: 3925 horas
Número de vagas por Vestibulinho: 40
Horário: 07h50 às 15h50 (ou 15h00)
Coordenador: Erica Maria Martinelli Campos Santos

icon_pdf Plano de Curso – Marketing Integrado ao Ensino Médio

MATRIZ CURRICULAR

1ª série

1ª série – SEM CERTIFICAÇÃO TÉCNICA

  • Língua Portuguesa, Literatura e Comunicação Profissional
  • Língua Estrangeira Moderna – Inglês e Comunicação Profissional
  • Língua Estrangeira Moderna – Espanhol
  • Arte
  • Educação Física
  • Aplicativos Informatizados em Marketing
  • História
  • Geografia
  • Filosofia
  • Sociologia
  • Física
  • Química
  • Biologia
  • Matemática
  • Introdução ao Marketing
  • Legislação de Mercado
  • Comunicação Mercadológica
  • Comportamento do Consumidor
  • Gestão de Vendas I

2ª série

2ª série – Qualificação Profissional Técnica de Nível Médio de ASSISTENTE DE VENDAS

  • Língua Portuguesa, Literatura e Comunicação Profissional
  • Língua Estrangeira Moderna – Inglês e Comunicação Profissional
  • Educação Física
  • História
  • Geografia
  • Filosofia
  • Sociologia
  • Física
  • Química
  • Biologia
  • Matemática
  • Gestão de Vendas II
  • Ética e Cidadania Organizacional
  • Administração Financeira
  • Pesquisa de Mercado
  • Estratégias de Marketing
  • Técnicas de Informação e Comunicação Mercadológica

3ª série

3ª série – Habilitação Profissional de TÉCNICO EM MARKETING INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

  • Língua Portuguesa, Literatura e Comunicação Profissional
  • Língua Estrangeira Moderna – Inglês e Comunicação Profissional
  • Educação Física
  • História
  • Geografia
  • Filosofia
  • Sociologia
  • Física
  • Química
  • Biologia
  • Matemática
  • Canais de Distribuição
  • Marketing Institucional
  • Empreendedorismo
  • Plano de Comunicação
  • Planejamento e Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Marketing