Marketing Integrado ao Ensino Médio

Os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio são compostos de três séries anuais articuladas, com terminalidade correspondente às ocupações identificadas no mercado de trabalho. Ao completar as três séries, o aluno recebe o diploma de técnico que lhe dará o direito de exercer a habilitação profissional e de prosseguir os estudos no nível da educação superior.

O TÉCNICO EM MARKETING é o profissional ético que colabora na elaboração do plano de marketing da empresa, de acordo com seu ramo ou porte, tendo a competência aliada ao domínio técnico e no planejamento e implementação de ações de vendas e ações de mercado. Executa tarefa de análise das vendas, preços e produtos. Operacionaliza as políticas de comunicação da empresa: fidelização de clientes, relação com fornecedores ou outras entidades. Operacionaliza políticas de apresentação dos produtos no ponto de venda. Executa o controle, estatísticas e operações de telemarketing. Participa na elaboração e na realização de estudos de mercado, interpreta e aplica a legislação da área.

Eixo tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS

Mercado de trabalho: instituições públicas, privadas e do terceiro setor; comércio e empresas de consultoria; profissional autônomo.

Duração do curso: 36 meses (3 anos)
Carga horária: 3925 horas
Número de vagas por Vestibulinho: 40
Horário: 07h40 às 15h40 (ou 14h50)
Coordenador: Erica Maria Martinelli Campos Santos

icon_pdf Plano de Curso – Marketing Integrado ao Ensino Médio (atualizado de acordo com a matriz curricular homologada para o 1° semestre de 2019)

MATRIZ CURRICULAR

1ª série

1ª série – SEM CERTIFICAÇÃO TÉCNICA

  • Língua Portuguesa, Literatura e Comunicação Profissional
  • Língua Estrangeira Moderna – Inglês e Comunicação Profissional
  • Língua Estrangeira Moderna – Espanhol
  • Arte
  • Educação Física
  • Aplicativos Informatizados em Marketing
  • História
  • Geografia
  • Filosofia
  • Sociologia
  • Física
  • Química
  • Biologia
  • Matemática
  • Introdução ao Marketing
  • Legislação de Mercado
  • Comunicação Mercadológica
  • Comportamento do Consumidor
  • Gestão de Vendas I

2ª série

2ª série – Qualificação Profissional Técnica de Nível Médio de ASSISTENTE DE VENDAS

  • Língua Portuguesa, Literatura e Comunicação Profissional
  • Língua Estrangeira Moderna – Inglês e Comunicação Profissional
  • Educação Física
  • História
  • Geografia
  • Filosofia
  • Sociologia
  • Física
  • Química
  • Biologia
  • Matemática
  • Gestão de Vendas II
  • Ética e Cidadania Organizacional
  • Administração Financeira
  • Pesquisa de Mercado
  • Estratégias de Marketing
  • Técnicas de Informação e Comunicação Mercadológica

3ª série

3ª série – Habilitação Profissional de TÉCNICO EM MARKETING INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

  • Língua Portuguesa, Literatura e Comunicação Profissional
  • Língua Estrangeira Moderna – Inglês e Comunicação Profissional
  • Educação Física
  • História
  • Geografia
  • Filosofia
  • Sociologia
  • Física
  • Química
  • Biologia
  • Matemática
  • Canais de Distribuição
  • Marketing Institucional
  • Empreendedorismo
  • Plano de Comunicação
  • Planejamento e Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Marketing