A Associação de Pais e Mestres – APM – da Escola Técnica Estadual Padre Carlos Leôncio da Silva, fundada em 04/02/2011, é uma instituição auxiliar da escola, sem fins lucrativos, que tem por finalidade colaborar no aprimoramento do processo educacional, na assistência escolar e na integração família-escola-comunidade.

A APM está regulamentada e é regida pelo Estatuto Padrão das Etecs.
Conforme disposto no estatuto, para a consecução dos fins a que se refere, a Associação se propõe a:
I- colaborar com a direção do estabelecimento para atingir os objetivos educacionais propostos pela escola;
II- representar as aspirações da comunidade e dos pais de alunos junto à escola;
III- mobilizar os recursos humanos, materiais e financeiros da comunidade, para auxiliar a escola, no que diz respeito a:
a) a melhoria do ensino;
b) o desenvolvimento de atividades de assistência ao escolar carente, nas áreas socio-econômica e de saúde;
c) a conservação e manutenção do prédio, máquinas e equipamentos e das instalações técnicas;
d) programação de atividades culturais e lazer que envolvam a participação conjunta de pais, professores e alunos;
e) a execução de pequenas obras de construção no prédio escolar, que deverá ser acompanhada e fiscalizada pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação – FDE.
IV- colaborar na programação do uso do prédio da escola pela comunidade, principalmente nos períodos ociosos;
V- favorecer o entrosamento entre pais e professores;
VI- prestar serviços à comunidade, oferecendo cursos, de formação inicial e continuada de trabalhadores, promovendo eventos e outras atividades mediante retribuição financeira, através de convênios, parcerias, termo de cooperação ou de iniciativa própria.

Sendo facultativo o recebimento da contribuição, os meios e recursos para atender os objetivos da APM serão obtidos através de:
I- contribuição dos associados;
II- convênios e parcerias;
III- subvenções diversas;
IV- doações;
V- promoções diversas.

Abaixo segue o quadro social com a composição da diretoria da APM, mandato para o período de 03/06/2020 a 31/12/2020, seguindo a regulamentação do estatuto.

DIRETORIA EXECUTIVA
Diretor Executivo: Maíra Paola Diniz Amorim Oliveira
Vice-diretor Executivo: Fábio Rédua de Oliveira
Secretária: Luciana Francisca Silva Ribeiro da Mota
Diretor Financeiro: Carla Toste Gonçalves
Vice-diretor Financeiro: Adilson José Deniz Campos
Diretor Cultural, Esportivo e Social: Rodrigo Paulino do Nascimento
Diretor de Patrimônio: Maurilio José Pereira

CONSELHO DELIBERATIVO
Presidente Nato: Francis Augusto Guimarães
Representante dos professores: Francis Fernando Lobo, Iris Renata de Carvalho Rosas, Ruama Lorena Ferraz Ramos
Representante dos pais de alunos: Flávio Cesar Gonçalves, Sany Avancini de Carvalho, Luciene Pereira da Silva, Mauro de Lima Ribeiro
Alunos: Mikaela Jones Motta, Luis Carlos de Melo Silva
Associado Admitido: Francisco Augusto Baruque Marcondes

CONSELHO FISCAL
Pais de Alunos: Danielle Cristina Alves de Siqueira, Dalva Gomes de Siqueira
Membro: Erica Maria Martinelli Campos Santos
Suplente: Diego de Magalhães Barreto